Homem com perna amputada recorre ao MP após esperar mais de um ano por prótese da prefeitura de Pombal

Um aposentado buscou o Ministério Público (MP) em Pombal, nesta quinta-feira (30), para relatar sua situação de dificuldade de locomoção, por conta da falta de uma prótese que é necessário substituir a cada dois anos.

José Leudo da Silva Lira, de 42 anos, conta que desde o ano de 1998 teve umas das pernas amputada, passando a usar a prótese ortopédica.

Disse, também, que a última vez que houve a substituição do dispositivo foi no ano 2015 fornecido pelo município, após ele fazer o mesmo tipo de queixa na Promotoria local.

Ainda segundo José Leudo, em maio de 2017 deu entrada no pedido de uma nova prótese junto à Secretaria de saúde municipal, haja vista o decurso de dois anos da última troca, mas, até a data atual não houve o fornecimento de sua demanda nem há previsão para que ocorra.

Ele acrescentou que o produto custa R$ 7.500,00, e que o mesmo não tem condições financeiras para adquirir.

Diante do relato, o Promotor Leidimar Bezerra determinou que “seja oficiado à Secretária de Saúde do Município de Pombal para que tome ciência dos relatos, bem como para que, no prazo de 10 (dez) dias, preste esclarecimentos, informando as providências efetivamente adotadas para fornecer ao paciente JOSÉ LEUDO DA SILVA LIRA, nascido em 02/01/1976, a substituição da prótese ortopédica lhe foi prescrita, sob pena de ajuizamento da ação competente”.

VEJA ABAIXO A ÍNTEGRA DO PROCEDIMENTO:

PROCEDIMENTO ADMINISTRATIVO 005.2018.000464

Blog do Naldo Silva