ANÁLISE: A ‘salada’ das lideranças políticas de Pombal na eleição deste ano; “Ninguém é de ninguém”

“Ninguém é de Ninguém”.

Este é o título de uma canção do mestre Cauby Peixoto, que introduz com o complemento: “Na vida tudo passa; Ninguém é de ninguém; Até quem nos abraça”.

É, também, o que vemos na política de Pombal este ano.

As maiores lideranças do município se dividem apoiando os mais diversos nomes, das mais variadas correntes e ideologias.

A começar pela maior dessas lideranças atualmente, o prefeito Verissinho votará e pedirá votos para José Maranhão (MDB) para o governo, mas para outros cargos seguirá candidatos das três vertentes estaduais, a saber: Deputado federal, Hugo Mota (PRB), é aliado do candidato João Azevedo (PSB-aliado de Pollyana); os senadores do prefeito serão Roberto Paulino (MDB-aliado de Maranhão) e Cássio Cunha Lima (PSDB-aliado de Lucélio Cartaxo). Janduy Carneiro, sem surpresa, será seu estadual, que integra a coligação de Zé na disputa de governo.

Já a ex-prefeita Polyana Dutra (PSB), candidata a deputada estadual, não deixa seu maior adversário fazer inveja e também fará uma “salada” no pleito de outubro.

Seu deputado federal, Wellington Roberto (PR), é aliado e tem um filho como vice na chapa de Zé Maranhão (que é aliado de Verissinho). O senador de Pollyana até o momento é apenas Luiz Couto (PT-aliado de João Azevedo). Isso mesmo: Polyana não votará em Veneziano Vital (PSB) o outro candidato ao senado na chapa governista.

E não acabou.

Tem o grupo formado pelos “Feitosa” (PSB), que não votará na “aliada” e candidata da cidade (Polyana), mas sim, em Cida Ramos (da mesma legenda, para estadual) e em Frei Anastácio (PT) para deputado federal. Parte desse grupo seguirá apenas Anastácio, já que tem outros nomes para disputa estadual.

Os “Fragoso” também se dividiram entre várias candidaturas: apoiarão João Azevêdo para o governo, Frei Anastácio (PT), para federal, Pollyana para estadual, mas votarão em Cássio (PSDB) para uma das vagas para o senado e na outra Luiz Couto (PT).

EM TEMPO: Após publicação deste texto, integrantes da família Fragoso negaram que eles votarão em Cássio para uma das vagas do senado, recordando que o tucano trabalhou contra Paulo Fragoso, na eleição municipal de 2016, em Pombal.

Já o ex-vice-prefeito Geraldinho (PSDB) votará em candidatos da mesma aliança – Ruy Carneiro (PSDB-federal), Cássio e Daniella para o senado e Lucélio para governador – mas terá para deputado estadual, um candidato que é de outra coligação: Janduy Carneiro, aliado de Zé Maranhão.

E ainda tem o grupo “Martins”, tendo à frente o empresário Oséas Martins, que seguirá com Lucélio (PV) para governador, Gustavo Wanderley (PSDB) para estadual e Thompson Mariz (PSB) para deputado federal (apenas Oséas). Para o senado, Cássio e Luiz Couto.

Um leitor do Blog, que me instigou a fazer esta análise, perguntou-me: “E como fica o eleitor?”.

Cada um que avalie de acordo com suas convicções.

Naldo Silva