“Enganei vocês”: Para puxar votos, Tiririca recebe R$ 1,2 milhão e faz chacotas em propagandas

“Eu enganei você”. É assim que o palhaço Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PR-SP), dirige-se ao eleitor em suas inserções e propagandas no horário eleitoral de rádio e TV.

O “engano” se dá porque o político disse diversas vezes que não mais disputaria as eleições e, agora, está em busca de seu terceiro mandato e da segunda reeleição como deputado federal. Adotando o humor escrachado, desde o início da campanha ele já imitou Neymar, a cantora Jojo Todynho e com o Posto Ipiranga (Veja vídeos ao final).

Para fazer sua campanha neste ano, a maior parte dela na TV, Tiririca declarou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já ter recebido R$ 1,2 milhão do fundo especial do diretório nacional do PR.

Tiririca já gastou quase o total recebido, R$ 1,1 milhão. Deste montante, R$ 840 mil (76%) foram investidos em produção de propaganda. O valor foi pago à Fórmula Tecnologia, do deputado Miguel Correa Júnior, envolvida no caso que ficou conhecido como “mensalinho do Twitter”.

A estratégia é utilizar o palhaço, como “puxador de votos”, para criar uma bancada maior na Câmara, repetindo o que ocorreu em 2010 e em 2014. O PR integra o centrão, que apoia a candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB).

Com 1,3 milhão de votos, Tiririca foi eleito o deputado federal de 2010 com maior número de votos no Brasil, com o slogan “pior que tá não fica”. Em 2014, com pouco mais de 1 milhão de votos, foi o segundo mais votado de São Paulo.

Ao longo de quase oito anos de mandato, Tiririca foi autor de 59 projetos de lei e outras proposições. Do total, 17 foram arquivados. Apenas um se transformou em lei: o projeto que instituiu o Programa de Cultura do Trabalhador e criou o vale-cultura.

FONTE: Veja