COREN e polícia vão apurar conduta de técnico em enfermagem na morte de adolescente no hospital de Pombal

A morte de um adolescente de 15 anos, acontecida no mês de julho deste ano, após ser atendido no Hospital Regional de Pombal (HRP), terá novos desfechos após determinação do Promotor de Justiça para que o caso seja apurado nos âmbitos criminal – através de inquérito da polícia civil – e ético, pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN) da Paraíba.

O Blog do Naldo Silva obteve cópia da Portaria do Promotor Leidimar Bezerra, onde ele encaminha o procedimento para que seja apurado com mais elementos.

Leidimar destaca que a direção do HRP procedeu a instauração de sindicância interna para apurar o ocorrido, “na qual restou evidenciado a prática de erro grosseiro por parte do técnico em enfermagem, João Marcos Araújo, resultando em sua exoneração do cargo”.

“No âmbito administrativo, a Direção do HRP já adotou as providências que lhes são cabíveis, porém, remanesce a necessidade de se acompanhar a apuração criminal e ética de eventuais atos ilícitos que podem ter corroborado para a morte do paciente”, diz o Promotor.

No seu despacho, ele determina que seja oficiado o delegado de polícia civil de Pombal para que, no prazo de 15 dias informe se foi instaurado procedimento investigatório para apurar o caso de suposta prática de erro do funcionário do hospital.

O mesmo prazo foi concedido ao COREN para que instaure procedimento ético disciplinar, caso já não o tenha feito, para apurar conduta do técnico em enfermagem acusado.

O CASO:

Pedro Rogério Fernandes de Almeida, de 15 anos, morreu em Campina Grande cerca de duas semanas após ser internado no hospital de Pombal. A família acusou João Marcos de ter trocado os medicamentos prescritos para ele por de outro paciente.

OUTRO LADO:

Em entrevista ao jornal “Primeira Hora”, da rádio Liberdade FM, na manhã desta quinta-feira (18), o advogado Cezário de Almeida, que defende o técnico em enfermagem, acusou o hospital regional de realizar a sindicância sem ouvir o funcionário.

Ele informou que já solicitou a anulação do procedimento para que seu cliente possa dá sua versão sobre o fato.

Cezário também informou que impetrará Habeas Corpus buscando “trancar” a investigação policial até que seja concluído o processo no âmbito administrativo.

OUÇA ABAIXO AS DECLARAÇÕES DO ADVOGADO:

Blog do Naldo Silva