Amigo de Bolsonaro há 30 anos se queixa de ser sido excluído do cargo de ministro da Agricultura

O ruralista Luiz Antonio Nabhan Garcia, 60 anos (na foto, ao lado do presidente Jair Bolsonaro e seus filhos), era cotado para assumir o ministério da Agricultura no governo do presidente eleito, mas viu nesta quarta-feira (7) o amigo de quase três décadas anunciar a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS) para o cargo.

Presidente da UDR (União Democrática Ruralista), ele afirmou em entrevista que a líder da FPA (Frente Parlamentar Agropecuária) da Câmara foi um “apoio de última hora” –no primeiro turno, ela chegou a ser cogitada para o posto de vice na chapa de Geraldo Alckmin (PSDB), e falou que o anúncio é uma “frustração” para a base produtora rural que apoiou Bolsonaro.

“Apoiei o Bolsonaro desde o início. Nunca fui um apoio de segundo tempo”, desabafou o pecuarista, que organizou a primeira viagem do então candidato após o início oficial da campanha, um tour pelo interior de São Paulo iniciado por Presidente Prudente (SP), terra natal de Nabhan.

Na avaliação dele, venceu a “força do poder político”. O pecuarista diz esperar que o governo cumpra a promessa de pôr fim à “velha política”, mas fez questão de lembrar que de desde a pré-campanha Bolsonaro alardeou que iria escolher para a pasta alguém indicado pela “base produtora”.

Desde a eleição, o ruralista se envolveu em atritos públicos e reservados com o deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS), futuro ministro da Casa Civil, que é correligionário de Tereza. Na semana passada, Nabhan foi até a casa de Bolsonaro no Rio levar o nome do deputado federal Jerônimo Goergen (PP-RS) como indicação do setor para o ministério.

De pronto, Lorenzoni disse que o parlamentar não tinha chances de ser ministro. Irritado, o presidente da UDR enviou em um grupo de WhatsApp da entidade uma mensagem dizendo que já viu “muito pavão virar espanador”.

Também na semana passada, Onyx declarou à imprensa na saída de uma reunião com Bolsonaro que a fusão dos ministérios da Agricultura e Meio Ambiente –ideia inicialmente apresentada por Nabhan a Bolsonaro– estava decidida.

No dia seguinte, o ruralista afirmou que o presidente eleito ainda avaliava a ideia, descartada posteriormente.

Nabhan foi um dos poucos convidados por Bolsonaro a viajar com ele no avião da FAB (Força Aérea Brasileira) que levou o presidente eleito e sua comitiva do Rio para Brasília, na última terça-feira,  para sua primeira rodada de atos oficiais desde a vitória nas urnas. Até esta quarta, ele era presença frequente ao lado de Bolsonaro em aparições públicas. Agora, diz ele, vai cuidar das fazendas que mantém no Mato Grosso.

FONTE: Uol