Diário do Sertão repercute ambulâncias quebradas do SAMU de Pombal; Secretária culpa gestão passada

O portal Diário do Sertão – o mais acessado da Paraíba – publicou na tarde desta terça-feira (13) matéria sobre a situação das ambulâncias do SAMU de Pombal.

Segundo a reportagem (confira aqui), moradores procuraram o site, nesta terça-feira (13) para denunciar a situação.

O texto segue narrando que a base de Pombal, que é regulada pelo SAMU Regional de Sousa, possui três ambulâncias, sendo duas Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), mas atualmente apenas uma ambulância (USB) está funcionando, as demais estão quebradas, o que dificulta o atendimento à população.

O veículo usado para UTI está quebrado há quase um mês e durante esse tempo vários casos de urgência e emergência ocorreram na região – como o acidente com um morto e 7 feridos na BR 230, no dia 5 (confira) – quando foi necessário acionar ambulâncias de Sousa, Cajazeirinhas e dos Bombeiros para prestar o atendimento.

Recentemente, o Ministério da Saúde repassou uma nova ambulância, mas a mesma continua parada em frente à prefeitura aguardando vistoria da vigilância sanitária para entrar em funcionamento.

Em 2017, outro veículo destinado pelo governo federal – que encontra-se quebrado – passou cerca de 4 meses para ser regularizado.

Outro lado
Em contato por telefone, a secretária de saúde de Pombal, Fabiana dos Santos Lins, afirmou que a ambulância (USA) está realizando manutenção em Campina Grande, e a outra Unidade de Suporte Básico, também está em manutenção em uma oficina na cidade de Pombal.

Ainda segundo a secretária de saúde, a previsão é que ainda esta semana esse problema seja resolvido: “Infelizmente pegamos uma frota sucateada e foi necessário realizar esses reparos, mas, ainda esta semana iremos solucionar esse problema”, disse Fabiana.

Blog do Naldo Silva com Diário do Sertão

.