Em Nota, prefeitura de São Bentinho contesta critérios de avaliação de estudo e esclarece “nota vermelha”

Em nota encaminhada na tarde desta sexta-feira (11) à Redação do Blog do Naldo Silva, o Secretário de Educação de São Bentinho, Romério Ferreira, rebateu o resultado do Atlas da Eficiência da Educação, que colocou o município em situação de “ineficiência extrema”, pelos resultados obtidos na gestão do ensino.

Para o Secretário, os critérios adotados para obtenção do resultado são inviáveis, pois exigem que a administração reduza número de professores e servidores e os investimentos financeiros.

Sobre as taxas de desistência escolas e aprovação, Romério disse que o município reconhece que é preciso avançar nesse quesito, mas destacou que houve melhores resultados nos últimos anos.

“Educação deve ser medida por qualidade e não somente por números. Temos orgulho dos nossos profissionais que evoluíram a nota do IDEB em 2017 e tornaram uma das maiores da região nos anos iniciais”, diz.

VEJA ÍNTEGRA DA NOTA:

“Com relação a informação veiculada pelo “blog do Naldo Silva” que teve como manchete: “São Bentinho e mais 5 municípios do Médio Piranhas’ recebem nota ‘vermelha’ em gestão educacional“.

As informações foram extraídas do Atlas da Eficiência (Gestão Municipal da Educação) em 2018, utilizando como referência os dados do ano letivo de 2017, levando em consideração 6 parâmetros: a) Investimento por aluno; b) Número de professores; c) Número de servidores; d) Proficiência do Ensino; e) Retenção Escolar; f) Aprovação Escolar; a Secretaria de Educação do Município de São Bentinho, vem através desta esclarecer que o que foi mostrado pelo Atlas da Eficiência, não condiz com a realidade existente no nosso município.

São Bentinho hoje vive uma nova realidade na educação municipal, seja na cidade, seja na zona rural. A atual gestão tem investido de forma decisiva na estrutura, na formação profissional, na qualidade do ensino, bem como na valorização de todos que fazem parte da rede, onde os nossos alunos são os nossos maiores patrimônios.

Assim sendo vamos aos fatos, com os devidos esclarecimentos;
1. Educação é uma área que deve ser avaliada e acompanhada frequentemente, porém utilizando os quesitos quantitativos e qualitativos;

2. De acordo com o Atlas, nossa Escola deveria funcionar somente com 11 professores, o que é completamente inviável, visto que preferimos manter turmas com 20 a 25 alunos, do que superlotar com 35 ou mais;

3. O mesmo documento reafirma que para sermos educação eficiente, necessitamos somente de 6 servidores administrativos (cozinheira, auxiliar de serviços, cuidadores, porteiro e etc), o que também é humanamente impossível, pois nossas escolas possui biblioteca, sala de vídeo, quadra esportiva, laboratório de informática, pátio e outros departamentos que necessitam de recursos humanos.

4. Sobre o investimento que o Atlas acusa o município ser de 7 mil por aluno e recomenda que o município gaste somente 4 mil, está ligado diretamente ao número de professores e servidores que a Instituição mantém. Quando o município diminui o número de alunos por sala e aumenta o número de turmas, isso acaba gerando em média um acréscimo de recurso por valor.

5. Sobre as taxas de retenção e aprovação, o município reconhece que é preciso avançar nesse quesito, por isso, foi lançado no ano de 2017 o Sistema de Educação MAIS, que em 2018 conseguiu avançar 10% os índices de alunos alfabetizados nos ciclos de alfabetização, atingir meta de 94% de aprovação nos anos iniciais (antes 92%) e 87%) nos anos finais (antes 83%).

Educação deve ser medida por qualidade e não somente por números. Temos orgulho dos nossos profissionais que evoluíram a nota do IDEB em 2017 e tornaram uma das maiores da região nos anos iniciais.

O foco principal da gestão da prefeita Giovana Olímpio é oferecer uma educação de qualidade para os nossos alunos, valorizando sempre os nossos profissionais e dando condições de trabalho para todos.
Em 2019 não será diferente, o nosso compromisso continua”.

Blog do Naldo Silva