PM implanta projeto “Patrulha Mirim” e vai orientar crianças de escola municipal de Pombal

O Projeto Patrulha Mirim Solidária (P.M.Sol.) – que surgiu no ano passado na cidade de São Bento, onde ganhou destaque em toda a Paraíba – agora será implantado também em Pombal.

Na manhã desta terça-feira (26) o idealizador do projeto em São Bento, Tenente Fernando Galindo, esteve na secretaria Municipal de Educação de Pombal, juntamente com o Comandante da 3a Cia local, Tenente Sávio Cascudo, onde se reuniu com secretária de Educação, direção da escola Professor Newton Seixas, representante do Tiro de Guerra, professores e pais de alunos para apresentar o projeto que será implantado agora pela Companhia de Pombal.

De acordo com Cascudo, a princípio o projeto será realizado na escola Professor Newton Seixas, e iniciará em março as atividades com 36 alunos do 4º ao 8º ano, de ambos os sexos, com idades entre 9 e 12 anos e todos devidamente autorizados pelos pais ou responsáveis legais.

“Durante seis meses, os alunos do projeto terão dois encontros por semana com os policiais militares, no turno diferente do das aulas”, explicou o Oficial.

A equipe terá a coordenação do Tenente Cascudo e da diretora Francisca Gleuma, além dos instrutores Soldados Diego e Selismar.

O Projeto

O Projeto Patrulha Mirim Solidária (P.M.Sol.) é um programa cívico social tem por objetivo auxiliar o aluno (crianção e/ou adolescente) em situação de vulnerabilidade a ser responsável pelo seu desenvolvimento.

Eles recebem instruções sobre vários temas, que envolvem disciplina, ética e outras possibilidades para que possam desenvolver suas potencialidades intelectuais, sociais e afetivas como cidadão responsável, não só na escola, mas em todo o meio social.

Os alunos do programa participam de atividades progressivas, atrativas e recreativas, como jogos, habilidades e técnicas úteis, vida em contato com o meio ambiente, interações com a comunidade e ainda ações de cidadania e viagens para locais específicos.

Dentre os princípios abordados pelo programa estão seguir sempre os princípios de Deus, amar e respeitar seus pais e educadores, viver em harmonia amando o seu próximo com a si mesmo, promover a paz, o respeito e a dignidade humana, desviar do caminho da prática de ações negativas, e cultivar as nossas tradições e raízes.

O tenente Fernando Galdino, explica que a Patrulha Mirim Solidária tem o objetivo de educar para a vida. “Buscamos passar lições e noções de preservação do meio ambiente, prática de hábitos saudáveis, educação para o trânsito, patriotismo e civismo. Nossos patrulheiros mirins passam por instruções de ordem unida e participam de ações socioeducativas, a exemplo de palestras, cultivo de plantas, enfim, atividades que estimulam o trabalho em equipe, a disciplina e valorização a cultura da paz, que são valores importantes para levarem durante toda a vida”, destacou.

Ainda de acordo com o comandante da 3ª Companhia do 12º BPM, a frequência à escola e o rendimento escolar dos alunos melhoraram significativamente depois do projeto em São Bento:“Antes tinha aluno que tirava nota 1. Hoje esse aluno está tirando nota 9.

A escola apresentava alto índice de violência e até pessoas que não eram alunos, pulavam os muros da escola com a intenção de desviar os alunos do caminho certo; graças ao projeto Patrulha Mirim Solidária, hoje isso não acontece mais. Isso é muito gratificante e de um valor imensurável”.

A formatura da primeira turma em São Bento foi no final de 2018, na qual os 35 patrulheiros mirins receberam prêmios e certificados. Após o sucesso, várias escolas da região solicitaram a presença do projeto e assim a Polícia Militar da Paraíba vai lançando suas sementes preventivas para uma sociedade cada vez melhor.

FONTE E FOTOS: Assessoria PM de Pombal