Prefeitura, HRP e Cagepa não assumem responsabilidade e Promotor manda apurar situação de rua em Pombal

Trafegar com veículo pesado pela rua coronel João Leite, em frente ao hospital regional de Pombal (fotos), é assumir o risco de ficar atolado e precisar da ajuda de máquinas para sair do buraco.

Tem sido comum esse tipo de fato nos últimos anos – agravado com a obra não concluída de esgotamento sanitário – e o caso provocou disputa de responsabilidade entre o município, hospital regional e a Cagepa.

Foto: Marcelino Neto – LiberdadePB

Um Inquérito Civil Público foi instaurado pelo Promotor de Justiça Thomaz Ilton Ferreira, que determinou a elaboração de um parecer por parte dos envolvidos para descobrir as causas.

A provocação partiu do prefeito Verissinho, que encaminhou Ofício ao Ministério Público local relatando que “um suposto vazamento hidráulico originado no prédio do Hospital Regional de Pombal (HRP) vem ocasionando uma série de consequências negativas para o pavimento de uma rua que ladeia aquele nosocômio, bem como a comunidade escolar de duas unidades de ensino do município, localizadas na referida região”.

Uma audiência de conciliação foi realizada entre as partes, mas não houve acordo de quem deveria resolver o problema.

Na manhã desta segunda-feira (06), o Blog do Naldo Silva foi informado pelo escritório local da Cagepa de que estudo feito na referida rua atesta que não há vazamento na rede de abastecimento.

A possibilidade levantada pela empresa estadual é de que o “afofamento” da rua deve-se à água do lençol freático, que, em decorrência da topografia do solo da região, minaria nas imediações do hospital, ou algum vazamento oriundo do hospital, o que ainda está sendo apurado.

Para o Promotor, o caso é de interesse coletivo e a investigação visa o combate à prática de crimes de natureza ambiental e o uso racional dos recursos minerais e hídricos.

Blog do Naldo Silva