Deputada Pollyana Dutra propõe discussão para fomentar exportações de produtos do Semiárido paraibano

A Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Semiárido propôs a criação de uma Comissão de Assuntos Internacionais na Assembleia Legislativa da Paraíba.

A iniciativa foi exposta durante audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (28), no Plenário da Casa Legislativa. Na oportunidade, professores, técnicos, empresários e estudantes debateram o assunto com deputados e representantes de órgãos estaduais e municipais.

“Realizamos debates riquíssimos, qualificados na tarde desta terça-feira, que asseguramos que não ficarão ao vento. Iremos propor um requerimento para constituir, nesta Casa, uma Comissão de Assuntos Internacionais, composta por cinco deputados. Montaremos um grupo de trabalho, em paralelo, enquanto esse processo se concretiza. Montaremos um formato de trabalho menor que esse constituído hoje para qualificar os documentos produzidos aqui”, explicou a deputada Pollyanna Dutra, presidente da Frente Parlamentar.

“Queremos propor algo diferente para a Paraíba. Fazemos parte de uma nova proposta, nova agenda, nova política. E o povo da Paraíba espera isso da gente”, completou.

De acordo com a presidente da Frente, o avanço das relações exteriores foi uma das soluções encontradas pelo grupo de trabalho da Assembleia para desenvolver a região do semiárido.

“A gente pode agregar valor a um produto subaproveitado da agricultura familiar, como o mel de abelha ou uma água de coco, e colocá-los num padrão internacional para Europa e Ásia, continentes onde se encontram países que querem esses produtos. A ideia é essa, junto com alguns deputados e com a sociedade civil, em um efeito bem sinérgico, fazer com que esse Parlamento consiga ter esse debate”, frisou.

Capitanearam os debates, com a explanação do atual cenário da Paraíba com relação à internacionalização e com a proposição de alternativas, Mônica Tejo, coordenadora da Incubadora de Agronegócios das Cooperativas, Organizações Comunitárias, Associações e Assentamentos Rurais do Semiárido da Paraíba; Tadeu Santos, internacionalista especialista em comércio exterior; e Liliana Froio, professora do departamento de Relações Internacionais da UFPB.

Para a deputada Pollyanna Dutra, não é possível pensar no desenvolvimento da Paraíba sem pensar no desenvolvimento do Semiárido. A parlamentar apontou as políticas de internacionalização e a paradiplomacia como estratégias para a crise atualmente enfrentada no país.

“Não dá para fugirmos deste tema na atual economia, em um tempo de crise e dificuldade financeira do nosso país. Vivemos hoje a maior taxa de desemprego dos últimos tempos e o fomento ao desenvolvimento econômico com estratégias de internacionalização é uma saída. Isso deve fazer parte dos debates. Quem ficar fora disso não sobreviverá, face às dificuldades, daqui a alguns anos. Unir política, ciência e sociedade é fundamental nesse cenário. Só haverá desenvolvimento com a participação de todos”, completou.

O secretário executivo da Receita Estadual, Bruno Frade, elogiou a ação da Frente e destacou a necessidade da discussão do tema.

“A deputada Pollyanna Dutra traz mais uma vez o debate dessa possibilidade de incentivarmos o mercado do semiárido, de uma forma que viabilizemos aumentar o nosso envio de mercadorias para o exterior. Indiscutivelmente o sertão da Paraíba tem seus potenciais e eles precisam ser explorados”, afirmou.

“Nesse sentido, o Governo do Estado vem para dar as mãos para que possamos, sim, melhorar essa balança entre importação/exportação, levando para o mercado exterior o que nós temos de melhor, dentre eles nossos calçados, frios, frutas e materiais, com produtos que já são comercializados no mercado externo”, completou.

Também participaram da audiência pública os deputados Anderson Monteiro, Bosco Carneiro, Chió, Júnior Araújo e Tovar Correia Lima; o diretor da Câmara de Comércio Exterior da Paraíba, Marcelo Abrantes, e o presidente do Conselho Regional de Economia, Celso Mangueira.

FONTE: Assessoria de Imprensa – Pollyana Dutra