Detentos da cadeia de Pombal fazem serviço de recuperação da escola João da Mata; VEJA FOTOS

Uma parceria firmada entre a escola estadual “João da Mata” e a cadeia pública de Pombal possibilitou a revitalização do prédio da unidade escolar, sem gerar altos custos para o governo.

Durante três semanas, foram realizados serviços de pintura das aéreas interna e externa além de retoques da fachada.

Em contato com o Blog do Naldo Silva, o Diretor da escola, Jorge Miguel Lima Oliveira, lembrou que alguns dos detentos também são alunos matriculados na unidade, onde frequentam a sala de aula da Educação Prisional, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, que funciona dentro da cadeia.

“Nesse sentido, a escola possui dois vieses: um é o da inclusão, esse ainda bem castigado, mas necessário e eficaz. O outro, o da exclusão, da marginalização dos que nela, a Escola, não puderam frequentar ou dela foram retirados por algum motivo. A função social da escola então é saber como costurar essa teia que persiste em não se sustentar entre a inclusão e a exclusão de pessoas e fazer com que a formação integral do individuo aconteça de forma sólida e eficaz”, comentou.

Já o diretor da cadeia, Giórgio Diniz, destacou que esse é mais um trabalho de ressocialização que busca o aproveitamento da mão de obra dos detentos em prol da sociedade e também a reinserção dos egressos no meio social por meio de um trabalho.

Blog do Naldo Silva