Energisa e polícia civil flagram “gatos” de energia em Pombal e um proprietário foi preso

Uma granja no bairro Carvalhadas, periferia da cidade, e uma propriedade rural foram flagrados desviando energia elétrica numa ação conjunta da concessionária do serviço e da polícia civil, na manhã desta terça-feira-feira (30), em Pombal.

As equipes estiveram nos dois locais e constataram os desvios de energia.

Uma pessoa (nome não revelado) foi presa em flagrante na localidade urbana, mas foi liberada após pagar fiança de R$ 1.000,00 (mil reais).

No outro local, situado no Sítio Canoas, o proprietário não se encontrava na residência no momento do flagrante, mas a equipe constatou desvio de energia na propriedade considerada de grande porte.

A ação foi coordenada pelo Delegado Seccional Ilamilto Simplício e contou com 02 veículos da Energisa, 01 viatura do Instituto de Polícia Científica de João Pessoa e 01 viatura da Polícia Civil de Pombal.

A polícia destacou que é importante ressaltar que o consumidor regular também é prejudicado com a prática dos “gatos”, pois parte do valor desviado é acrescido diretamente na tarifa mensal.

Além do prejuízo financeiro, o consumidor pode ter a qualidade do fornecimento de energia prejudicada, já que a rede não foi dimensionada para suportar “gambiarras” podendo causar incêndios e choques elétricos.

Os proprietários responderão pelo crime de furto, podendo, ao final da instrução processual, serem condenados pela justiça local.

FONTE: Assessoria da polícia civil de Pombal