Hospital regional deixa de depender de outras cidades, após receber moderno equipamento para cirurgias ortopédicas

A partir de agora, Pombal e o Alto Sertão da Paraíba não mais dependerão dos grandes centros para realização de cirurgias e procedimentos nas áreas de Ortopedia e Traumatologia.

É que o Hospital Regional (HRP) agora conta com um Arco Cirúrgico, um aparelho intensificador de imagens capaz de auxiliar o processo intraoperatório de fraturas.

O equipamento, que terminou de ser montado nesta quarta-feira (30), beneficiará diretamente cerca de 100 mil pessoas e foi uma resposta do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, a um requerimento da deputada Pollyanna Dutra.

De acordo com a diretora do hospital, Kévia Werton, os pacientes da região dependiam anteriormente de Sousa, que era a referência neste tipo de tratamento, bem como outros centros, como Patos, Campina Grande e João Pessoa.

“Era muito complicado, pois nem sempre conseguíamos vaga. Agora, com esse equipamento, conseguiremos fazer a diferença nas vidas dos pacientes da região, que terão sua demanda resolvida no próprio hospital, sem necessidade de transferências”, explicou.

Conforme a diretora do HRP, o suporte de Ortopedia e Traumatologia que poderá, a partir de agora, ser oferecido no hospital, deverá beneficiar cerca de 100 mil pessoas.

“Estamos, agora, aptos a oferecer serviço de assistência em Ortopedia e Traumatologia, acabando com as transferências de pacientes, que lidavam com problemas como a superlotação e a falta de insumos, queixas reiteradas dos que já precisaram do serviço. Temos estrutura para inclusive, agora, dar suporte a estas unidades sufocadas fazendo cirurgias de menor porte, como, por exemplo, fraturas de punho e tornozelo, que têm menor tempo de internação, servindo de retaguarda em caso de necessidade. Essa é uma grande vitória para Pombal e Região”, comemorou Kévia.

Atualmente, o Hospital Regional de Pombal é referência para os municípios de Pombal, Cajazeirinhas, São Bentinho, São Domingos, Lagoa e Paulista.

Deputada destaca trabalho

A vitória destacada pela direção do Hospital Regional de Pombal é compartilhada pela deputada Pollyanna Dutra. Na Assembleia Legislativa, uma das suas principais lutas é trabalhar com foco em dar vez e voz ao povo do Sertão.

“Há muito tempo lutávamos por uma saúde que desse as respostas no Sertão. É uma luta que travei quando estava na prefeitura de Pombal e que decidi levar como carro-chefe do meu mandato na Assembleia Legislativa. Por muito tempo, muita coisa foi negada ao Sertão, fomos esquecidos, e foi preciso uma mulher, que é sensível às necessidades desse povo, chegar lá e conseguir voltar o olhar para cá. A nossa vitória é a vitória do povo”, comentou.

Pollyanna destacou que a chegada do Arco também representa um governo que segue o trabalho, trazendo ainda mais benefícios para o povo.

“Nós conhecíamos esta necessidade do hospital e de toda a região, então a levamos diretamente ao secretário de saúde, Geraldo Medeiros, que prontamente ouviu nosso pleito. Também conversamos diretamente com o governador João Azevedo e aí está a resposta ao nosso povo. Estamos, junto com o governo do estado, seguindo o trabalho em busca de dar respostas àqueles que mais precisam. Esse é e continuará sendo nosso principal compromisso”, finalizou.

FONTE: Assessoria